14/06/2023
Os golpes financeiros estão cada vez mais bem elaborados e, embora qualquer pessoa esteja sujeita a esse tipo de situação, infelizmente, os idosos têm sido os alvos mais atraentes dos criminosos.
Especialistas creditam isso à maior vulnerabilidade desse grupo, aliado muitas vezes, à falta de conhecimento sobre tecnologia, já que muitos dos golpes acabam sendo aplicados por meios virtuais, como aplicativos, mensagens SMS, ligações, dentre outros.
Os fraudadores normalmente agem de maneira gentil, mostrando simpatia e tentando ser prestativos, fingindo querer ajudar.
Segundo a Febraban, Federação Brasileira dos Bancos, 70% das fraudes estão vinculadas à engenharia social, quando o cliente é induzido a fornecer informações confidenciais e senhas para os estelionatários.
Tratam-se de quadrilhas que se aproveitaram do aumento das transações digitais e da vulnerabilidade dos consumidores, em especial dos idosos, para aplicar golpes por meio da engenharia social
Os criminosos possuem uma ampla lista de táticas para roubar o dinheiro dos idosos, no entanto, uma das mais comuns são as tentativas de ataques de phishing, realizada através de um email fraudulento, com vírus ou links que direcionam o usuário a sites falsos.
Para evitar cair em golpes é importante ficar atento e seguir algumas dicas e orientações da Febraban, sobre como se proteger.
O banco nunca liga para o cliente pedindo senha nem o número do cartão
O banco nunca vai mandar alguém para a casa do cliente para retirar o cartão
O banco nunca liga para pedir para realizar uma transferência ou qualquer tipo de pagamento
Ao receber uma ligação dizendo que o cartão foi clonado, o cliente deve desligar, pegar o número de telefone que está no cartão e ligar de outro telefone para tirar a limpo a história
Recebeu um SMS ou e-mail do banco com um link? Apague e ligue para o seu gerente
Multiplique os cuidados e não passe sua senha a ninguém
Shyrley Beruezzo é Jornalista, Advogada e especialistas em Direito do Trabalho.