Termo de uso e política de cookies: Caro usuário, informamos que este site utiliza-se de Cookies para garantir uma melhor experiência de navegação, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Política de Privacidade.
Continuar e fechar

Até que ponto os avanços da Inteligência Artificial devem ser preocupantes

30/03/2023

Esta semana, o mundo foi pego de surpresa com a carta assinada por ninguém menos que Elon Musk, Steve Wozniak e outras centenas de bilionários de tech pedindo pausa no desenvolvimento de IA (Inteligência Artificial).

Segundo a revista Forbes, o pedido é para que os laboratórios parem imediatamente de trabalhar em poderosos sistemas de IA, e que os desenvolvedores fiquem fora da “corrida fora de controle”, enquanto avaliam melhor os riscos que a inteligência artificial avançada representa para a humanidade.

O temor é que, da forma como vem crescendo e se desenvolvendo nos últimos meses, sistemas cada vez mais poderosos, que ninguém – incluindo seus criadores – possam entender, prever ou controlar tais criações.

O objetivo é fazer a pausa para desenvolver um conjunto de protocolos de segurança compartilhados que sejam auditados e supervisionados por especialistas externos, disse a carta, o que deve garantir que os sistemas de IA “estejam seguros além de qualquer dúvida razoável”.

Acredito que assim como houve com a Internet, o chamado Marco Civil da Internet, é de extrema importância regulamentar novos produtos de IA, para evitarmos que venham a ser “terra de ninguém”.

No entanto e, o curioso é que toda a discussão teve início depois do sucesso do ChatGPT, um chatbot de inteligência artificial criado pela OpenAI, com sede nos EUA, desencadeou uma corrida frenética para colocar novos produtos de IA no mercado.

A organização OpenAI, criada em 2015, em tese é sem fins lucrativos, e vem recebendo aporte financeiro de diversas empresas com objetivo de desenvolver a tecnologia. Elon Musk, criador da Tesla e da SpaceX, é também um dos cofundadores da OpenAI, mas deixou a empresa.

Por fim, especialistas temem que os sistemas de IA exacerbados, promovam a desinformação, interrompendo a política e a economia e acabem por ajudar os hackers. Outros especialistas, vão mais além e alertam que a IA pode representar um risco existencial para a humanidade e pode nos exterminar.

E você, o que acha disso tudo?

Não se esqueça de me contar a sua opinião sobre o assunto, lembrando que você e ainda pode participar desta coluna, mandando um tema para tratarmos aqui, no email shy_beruezzo@outlook.com

Shyrley Beruezzo é Jornalista, Bacharel em Direito, Pós Graduada em Direito do Trabalho.

 

UMA ESTRATÉGIA BEM SUCEDIDA, DESDE O PRIMEIRO DIA DE CONSULTA

Fale Conosco
1
Fale Conosco